6 de outubro de 2011

Mercado de projetores residenciais se renova

Em baixa nos últimos anos devido à popularização dos TVs de tela grande, os projetores para home theater estão se renovando. Fabricantes tradicionais - como Sanyo, Sony e Epson - apostam nas novas tecnologias para atrair o usuário. A primeira, por exemplo, está trazendo ao país o primeiro projetor 3D-Ready.
       
O modelo PDG-DWL2500 (imagem) utiliza tecnologia DLP para reproduzir imagens tridimensionais. Para isso, o usuário deve conectá-lo a um computador com placa de vídeo preparada, transmissor e óculos ativos, como o kit 3D Vision da Nvidia, por exemplo. Uma de suas características é o uso em pequenos ambientes: o projetor pode ser instalado a apenas 45cm da tela para produzir imagens de até 110 polegadas.
       
Enquanto prepara sua entrada no segmento de projetores 3D, a Sony amplia a oferta de modelos convencionais no Brasil. Estão chegando às lojas especializadas dois LCDs multimídia para instalação em pequenos ambientes (funcionam a menos de 1m50 da tela). Os preços também estão mais acessíveis: o modelo VPL-SW125, com resolução WXGA, está sendo oferecido por R$ 4.449, enquanto o VPL-SX125 (XGA) tem preço sugerido de R$ 3.999.
       
Durante a última CEDIA Expo, realizada no início do mês nos EUA, a Epson exibiu sua linha de projetores 3D, que também fazem a conversão a partir de conteúdos 2D. "Um grande problema com projeção 3D doméstica é a perda de brilho na imagem", explica Jason Palmer, gerente de marketing da Epson America, ao apresentar os modelos Pro Cinema 6010 e Home Cinema 5010, ambos com taxa de atualização de 480Hz e taxa de luminosidade de 2.400 ANSI Lumens. Ambos chegam ao mercado americano em novembro, mas ainda não têm previsão de lançamento no Brasil.
       
Já para quem busca mais sofisticação em projetores, a italiana SIM2 é a que oferece mais opções. Seu mais recente lançamento, o modelo DLP Crystal 35, oferece requintes como controle eletrônico da lâmpada, para otimizar o desempenho reproduzindo imagens em telas de até 200". O aparelho é compatível com filmes gravados a 24 quadros por segundo, como no cinema, e faz upscaling de sinais de baixa definição para 1080p.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.