24 de outubro de 2011

Japoneses criam projeção 3D capaz de ser tocada

Pesquisadores da Universidade de Keio (Japão) criaram um dispositivo 3D que dispensa o uso de óculos e reproduz imagens que podem ser apalpadas. Segundo o site Akihabara News, os personagens holográficos reproduzidos pelo RePro3D podem ser tocados fisicamente.

Para reconhecer os movimentos das mãos e, assim, fazer com que o personagem reaja instantaneamente, a equipe utiliza uma câmera infravermelha. Segundo os criadores, A tecnologia utilizada permite que as pessoas realmente sintam o toque no objeto, no local exato onde está acontecendo a ação.

"A tecnologia utiliza materiais especiais com características retro-reflexivas. Esse tipo de material reflete, no mesmo ângulo, a luz que entrou", diz Keitaro Shimizu, um dos pesquisadores. É isso que faz com que o usuário possa "tocar" nos objetos imaginários.

A equipe ainda pretende ir além. Eles estão construindo um objeto que imita a sensação do toque, utilizando um dispositivo tátil nos dedos do usuário. "Há muitos personagens atraentes nas animações e jogos, mas eles só existem dentro das telas, o que nos deixa um pouco solitários. Nós queremos trazê-los para o mundo real", completa Keitaro.

Veja abaixo um vídeo explicativo da invenção:

[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.