16 de outubro de 2011

Empresa apresenta protótipo de dispositivo que cria aromas para jogos e filmes

Existem momentos em que você assiste um filme que você para e pensa: “imagine só se a televisão conseguisse reproduzir o aroma desta cena”. E isso vale tanto para filmes como Jogos Mortais, quando para algum cheio de perfumes ou saborosas comidas, como Comer, Rezar e Amar. Bem, a boa (ou má, depende do ponto de vista) notícia é que isso pode estar próximo de virar realidade.
Smellit (Foto: Divulgação)

O nome do aparelho é Smellit e é um novo protótipo da empresa francesa Olf-action. Ele é basicamente projetado para conseguir reproduzir diversos tipos de aromas vindos do entretenimento digital. Ou seja, ele conseguiria codificar o que está sendo exibido no filme para realizar combinações químicas dentro do seu sistema e liberar um aroma parecido, tornando a experiência do usuário mais realista.

A empresa responsável pelo projeto, no entanto, não revela como o aparato funcionaria. Julgando pelas imagens de divulgação, como a que inclui o personagem Kratos, do jogo God of War, podemos presumir que eles consigam reproduzir os cheiros de sangue, tripas e morte. A não ser que Kratos use algum perfume francês.

Smellit (Foto: Divulgação)
Pelo visto, serão disponibilizados alguns cartuchos com odores genéricos, como o de flores, ambientes fechados e alimentos. A empresa, porém, tem uma lista de aromas divulgada em seu site, na qual estão incluídos odores como “cheiro de um corpo nu”, “cheiro de banheiro”, “de mulher” ou “vidro quebrado”, entre outros.

O Smellit será apresentado durante uma feira de design em Lisboa, entre os dias 11 e 15 de outubro. Será que funciona mesmo?

[Techtudo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.