10 de outubro de 2011

Chegou a era do 4K

Devido à coincidência de datas, não pude ir este ano à CEDIA Expo, principal evento voltado aos profissionais de home theater e sistemas eletrônicos residenciais dos EUA. Parece que foi interessante. Repassando o material enviado pelos expositores, me chamou a atenção o lançamento do primeiro projetor de uso doméstico com resolução 4K. Ao contrário do que fez na IFA, a Sony exibiu esse produto com grande destaque na CEDIA, o que significa que pretende lançá-lo primeiramente no mercado americano.

Vi na IFA uma demonstração no estande da Sharp com TVs desse tipo, mas o fabricante deixou claro que tão cedo esses produtos não chegarão ao mercado. Já o projetor da Sony – modelo VPL-VW1000ES, baseado na tecnologia SXRD - deve estar à venda em breve, pelo menos nos EUA. Chamados genericamente de 4K, esses aparelhos oferecem o dobro da resolução proporcionada pelo Blu-ray: 4096 x 2160 pixels. Muitos deles já equipam cinemas brasileiros, mas são gigantescos e exigem um grande aparato na instalação; sua versão doméstica (foto) tem visual semelhante ao dos projetores de médio porte, não portáteis, já conhecidos – a Sony ainda não divulgou as especificações nem o preço; sabe-se apenas que consegue projetar imagens em 3D de até 200 polegadas.

Na verdade, este não é exatamente o primeiro do gênero. Em abril, a Sony colocou em algumas de suas lojas nos EUA o VPL-HW30AES, com preço sugerido de US$ 3.699. A diferença é que o 1000ES é capaz de fazer a conversão de conteúdos 2D para 3D, o que o torna muito mais atraente. Importante: projetores 3D como esse exigem o uso de um adaptador sem fio para enviar o sinal aos óculos ativos. Segundo a Sony, o modelo exibido na CEDIA tem ainda a vantagem de poder ser controlado via rede e até mesmo pela internet.

Claro, não é um produto para qualquer sala, nem para qualquer usuário. Mas 4K é, dentro das tecnologias disponíveis hoje, o mais próximo que se consegue da perfeição em matéria de imagem.

[Orlandobarrozo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.