25 de setembro de 2011

Tablet da Amazon será o primeiro rival de verdade para o iPad, diz consultoria


Dentro de um ano, a Amazon será um grande concorrente no mercado de tablets, atrás apenas da Apple, prevê uma empresa de pesquisas de mercado. 

A Amazon não apenas entregará milhões de seus ainda inéditos tablets com sistema Android como outros fabricantes venderão vários “tablets Amazon” que trarão serviços e software da varejista online.

O exercício de futurologia é cortesia da Forrester Research, que acabou de publicar um novo relatório sobre como a Amazon vai se tornar rapidamente a maior concorrente da Apple no setor de tablets.

Segundo vários informes, a Amazon estaria finalizando a criação de um tablet Android que poderia custar “centenas de dólares menos” que o iPad. E, de acordo com rumores, o produto poderá ser lanaçado em meados de outubro.

Do modo como prevê a Forrester, um tablet com a marca Amazon e preço inferior a 300 dólares seria um sucesso estrondoso, com vendas previstas de 3 a 5 milhões de unidades apenas no quarto trimestre de 2011 (desde que a Amazon tenha estoque suficiente para atender à demanda).

iPad na frente
O sucesso do tablet da Amazon não vai mudar a situação do iPad. A analista Sarah Rotman Epps, da Forrester, afirmou em blog que a Apple vendeu aproximadamente 29 milhões de tablets até agora e “parece invencível”.

Mas a experiência de varejo da Amazon permitirá obter uma boa fatia de mercado em pouco tempo, algo que os outros fabricantes de tablets ainda não conseguiram.

“Mesmo se considerarmos que um ataque da Amazon à Apple é um pouco como Davi e Golias (compare o valor de mercado, o lucro e o dinheiro em caixa das duas empresas), a capacidade da Amazon de vender hardware com algum prejuízo – combinado com a força de sua marca, conteúdo, infraestrutura de cloud e ativos de e-commerce – fazem dela a única concorrente com chances de enfrentar o iPad no mercado”, escreveu a analista.

A estratégia da Amazon
Diferentemente da Apple, que tira a maior parte de seus ganhos da venda de hardware, a Amazon não procura lucro em equipamentos, afirma a Forrester. A varejista poderia vender seu tablet com prejuízo e lucrar com serviços e software. Esta estratégia iria machucar ainda mais a já abalada parceria entre Apple e Amazon.

Outros fabricantes de tablets Android poderão instalar o software Amazon em seus aparelhos para fornecer uma “experiência mais rica ao consumidor” – assumindo, claro, que a interface da Amazon seja melhor que a dos tablets Android puros ou de outros skins do sistema.

Se os consumidores avançarem na direção dos tablets Android, os desenvolvedores irão segui-los. Varejistas, bancos, editoras e companhias de software irão construir rapidamente apps para os tablets da Amazon, reduzindo assim a vantagem da Apple na corrida dos apps.

A Apple diz haver mais de 100 mil apps para iPad, ao passo que a plataforma Honeycomb da Google tem menos de 300, compara a Forrester.

[Macworld]

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