25 de setembro de 2011

Segredo: Peugeot 208 revelado

João Kleber Amaral
Grade será bocuda, e faróis terão leds e luzes que se acendem automaticamente quando o carro é ligado

O Peugeot 208, sucessor global do 207, vai inaugurar uma nova linguagem visual da marca francesa, como declarou o diretor de design da PSA, Jean-Pierre Ploue, ao site Automotive News Europe. Sua apresentação está prevista para março do ano que vem no Salão de Genebra (Suíça). Em 2013 ele será produzido em Porto Real (RJ), conforme antecipado por Autoesporte no começo do ano passado - é bem provável sua apresentação no Salão do Automóvel do ano que vem.

Fotos secretas publicadas pela revista francesa Auto Plus mostram que a inspiração para o estilo do futuro hatch compacto é o conceito SR1. Com essas imagens, ajustamos nossa projeção dianteira do modelo. A grade bocuda e os faróis longos, com filetes de leds como sobrancelhas, deixam o visual do 208 bem arrojado. O emblema do leão passa a ser aplicado diretamente sobre o capô, sem a tradicional moldura, o que deixa o visual mais limpo. Segundo Ploue, o objetivo é combinar linhas elegantes e atléticas, iniciando uma fase de maior personalidade na identidade visual da Peugeot.

Já a projeção de traseira (mostrada na edição Autoesporte iPad de agosto, com exclusividade) foi feita graças a imagens de peças que obtivemos em primeira mão junto a fontes na França. As lanternas chamam a atenção por invadir as laterais em formato de bumerangue. A placa fica na tampa, enquanto o amplo para-choque recebe uma luz de neblina central. Arrojado? Com certeza, a marca do leão não quer saber de timidez no segmento que considera mais importante para suas pretensões globais.
João Kleber Amaral
Lanternas serão mais amplas que no 207 e invadirão as laterais em efeito "bumerangue"

A plataforma do 208 é a mesma do novo Citroën C3 (que começa a ser feito aqui no ano que vem), e por tabela, a mesma da dupla Aircross/C3 Picasso. No Brasil, a marca espera reverter uma tendência de queda de participação que já dura alguns anos (foi passada até pela co-irmã Citroën, que tem carros mais caros).

Antes do 208, a Peugeot vai lançar, na metade de 2012, o 308, sucessor do 307 (uma espécie de 408 hatch). A exemplo do modelo autal, ele será produzido na Argentina. A marca francesa também testa no Brasil o subcompacto 107, mula de desenvolvimento para um novo carro global de entrada, conhecido como Projeto M3

[Autoesporte]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.