26 de setembro de 2011

BMW começa a testar luz laser nos faróis dos carros da linha ‘i’

Após a criação e popularização dos faróis e lanternas com LED, o próximo passo de desenvolvimento tecnológico é a luz laser nos carros. A alemã BMW revelou que avança na criação de lâmpadas com o recurso que, além de economizar energia e, consequentemente, combustível, possui intensidade mil vezes maior do que a dos LEDs convencionais.

Isso porque a iluminação da luz laser é monocromática — as ondas de luz têm o mesmo comprimento e uma diferença de fase constante. Como resultado, esse tipo de a iluminação pode produzir um feixe quase paralelo. Em faróis dos veículos, essa característica pode ser usada para implementar funções totalmente novas, de acordo com a BMW. Além disso, a alta eficiência do laser garante a metade do consumo de energia dos faróis de LED.

A fabricante ressalta que a intensidade dessa luz não apresenta nenhum risco a seres humanos e animais, quando utilizado na iluminação do carro. “A luz resultante é muito brilhante e branca. Também é muito agradável aos olhos e tem um consumo de energia muito baixo”, diz a empresa.

A segurança é um elemento chave no desenvolvimento do sistema de iluminação a laser para uso em automóveis. De acordo com a BMW, antes de a luz dos diodos laser ser emitida para a estrada ou rua, o feixe de luz azulado é convertido em um pura luz branca, agradável aos olhos. Isso é feito por meio de um material fluorescente de fósforo encontrado dentro do farol.
Outra vantagem da tecnologia é o tamanho dos diodos laser, cem vezes menores do que as células usadas na iluminação de LED tradicional. Assim, será possível reduzir a profundidade dos faróis, permitindo abrir novas possibilidades para o posicionamento do sistema na carroceria do veículo.

A tecnologia é testada nos carros-conceito da submarca de veículos elétricos e híbridos “i”. A primeira exibição de faróis com luz laser será na apresentação do protótipo BMW i8 Concept. “A BMW i representa um conceito novo, que é fortemente orientado para a sustentabilidade”, justifica o grupo ao falar sobre a escolha dos produtos em teste.

[Autoesporte]

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