20 de julho de 2011

Web-TVs devem gerar US$ 80 bilhões até 2017

Se você, como muitos, não acreditava que o mercado de TVs com acesso à internet iria vingar, sinto informar que errou feio nas previsões. Li hoje na Tela Viva os resultados de uma pesquisa da Companiesandmarkets que aponta a geração de US$ 81,2 bilhões nesse segmento até 2017. Alguns fatores ajudam a explicam esse “boom” no setor: a demanda cada vez maior por aplicativos para TV, maior clareza e resolução e um espectro de canais com opções de entretenimento virtualmente ilimitados.

Segundo o estudo, a possibilidade de acessar a internet a partir dos mais variados aparelhos eletrônicos, como Blu-ray players, sistemas integrados de home theater, TVs, tablets e videogames, deve levar à redução da dependência de computadores para levar o conteúdo da internet ao TV. O relatório acrescenta que os avanços na tecnologia multimídia, em um futuro próximo, resultarão em uma maior convergência de diversas plataformas tecnológicas, redes, conteúdo e dispositivos para atender às necessidades do consumidor.

Em nível global, a análise aponta a Ásia-Pacífico como “carro-chefe”, com crescimento anual da penetração dos equipamentos de 59% até 2017. Em termos de receitas, os EUA e a Europa devem ter maior destaque no mercado de TVs conectadas.

No futuro, aponta o estudo, a fusão de hardware, software e conteúdo multimídia será a estratégia de diferenciação para os fabricantes de televisores. Mas existe um ponto em que essa tecnologia precisa melhorar: é necessário buscar alternativas para facilitar a digitação dos conteúdos (ninguém merece depender exclusivamente do controle remoto). E isso se torna ainda mais importante principalmente agora que alguns fabricantes começaram a incluir um browser para navegar por qualquer conteúdo da web.

Boas iniciativas foram apresentadas pelos TVs da Panasonic, que aceitam a conexão de teclado USB para navegar na web; e pela Samsung, que está colocando no mercado um controle “dupla face”, com teclado Qwerty num dos lados, compatível com os modelos mais top à venda nas lojas. Mas ainda me parece pouco!

[Planetech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.