31 de julho de 2011

Como calcular o tamanho ideal da TV para a sala?

Quem comprou ou está pensando em comprar uma TV nova, já deve ter tido a dúvida que aparece no título deste post. Qual o tamanho de TV ideal para a minha sala? A que distância devo estar dela? Qual o melhor posicionamento para o meu sofá? Esses foram apenas alguns dos temas abordados pelo especialista Cláudio Younis, que ministra a aula de Sistemas de Vídeo no curso de certificação Home Expert, já em seu terceiro módulo.

Younis mostrou dois padrões que podem ser adotados por especialistas (e até por nós, simples mortais) que ajudam e muito a resolver parte dessas questões. Seguindo as definições da SMPTE (Society of Motion Picture and Television Engineers), para descobrir a distância ideal que devemos estar de nossa TV, sempre tendo como parâmetros imagens em HD, basta multiplicarmos a diagonal da tela em polegadas por 4.14. O resultado dessa conta dará a distância ideal em centímetros.

O especialista mostrou também as recomendações THX, criado pelo cineasta George Lucas, que define padrões rígidos para instalações de sistema de áudio e vídeo. Para a THX, o ideal é multiplicar a diagonal da tela (em polegadas) por três, pra achar a distância que devemos estar da TV. Com base nesses números, fica mais fácil descobrir se uma TV de 42 polegadas, por exemplo, é ideal para ver imagens confortáveis a uma distância de 2 metros.

Dica simples, mas que com certeza ajudará muitas pessoas.

[Planetech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.