21 de junho de 2011

Nokia N9 é confirmado oficialmente: smartphone conta com tela de 3,9 polegadas e NFC

Como já esperado pelos rumores e vazamentos de imagens, a Nokia apresentou em Cingapura nesta terça-feira (21) o novo N9, segundo smartphone da companhia com o sistema operacional MeeGo. Além da plataforma, o aparelho conta como atrativo uma grande tela, tecnologia de pagamento pelo próprio celular e melhorias na qualidade de som pelo fone de ouvido.

As tecnologias Dolby Headphone e Dolby Digital Plus estão sendo utilizadas pela primeira vez no mundo no Nokia N9. A primeira pode “transformar som estéreo normal em surround” em qualquer fone de ouvido, enquanto a segunda complementa com áudio em alta definição com 5.1 canais em filmes. Ficamos no aguardo para ver como esta tecnologia realmente funciona.

Em suas entranhas, o Nokia N9 tem um processador OMAP3630 de 1 GHz com chip gráfico (GPU) PowerVR SGX530. Ele possui ainda conexão quad-band GSM e penta-band WCDMA, Bluetooth 2.1 e GPS. A câmera de 8 megapixels é capaz de gravar vídeos em HD (720p) na proporção 16:9. Já o NFC (sigla em inglês para “comunicação por campo de aproximação”) é a tecnologia que permite o compartilhamento de arquivos entre aparelhos apenas deixando-os próximos, além de proporcionar pagamentos sem a utilização de contato, como um cartão de crédito.

O display AMOLED de 3,9 polegadas e com resolução de 854 x 480 pixels é sensível ao toque é basicamente tudo que o usuário vai utilizar. O N9 não possui botões físicos a não ser o inevitável controle de volume e um dedicado à câmera. Toda a interface do MeeGo está disponível por meio do multitouch, incluindo suporte a zoom em formato de pinça e gestos para abrir eventos, aplicativos ou voltar à tela inicial.

O sistema operacional já vem com a Ovi Loja para aplicativos e foi apresentado com suporte ao OpenGL ES 2.0, o que garantiu a presença de jogos populares como Angry Birds Magic, Galaxy on Fire 2 e Real Golf 2011. Há ainda suporte para notificações unificadas do Facebook, Twitter e feeds de RSS. Entre os apps destacados pela Nokia estão o Foursquare, Skype e Vimeo, mas a empresa espera que, com a divulgação do kit de desenvolvimento (SDK, na sigla em inglês), uma base maior seja instalada.

O Nokia N9 ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, mas ele será lançado no exterior com capacidade de armazenamento de 16 GB e 64 GB.

Confira mais no site da Nokia e no vídeo abaixo.

[Techtudo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.