27 de maio de 2011

Novas TVs conectadas da LG terão loja de aplicativos

A nova família de TVs conectadas da LG, batizada de Smart TV, chegará ao mercado brasileiro nas próximas semanas. Entre as novidades está a inclusão de um menu com serviços "premium", dentre os quais estarão portais de vídeo on demand (VOD), como NetMovies, Saraiva Digital e Terra TV Video Store. A LG fechou acordos de revenue share com esses parceiros para as vendas de VOD através de seus televisores.

No mesmo ambiente haverá ícones para acesso rápido a vários portais e sites da Internet, como Facebook, Twitter, YouTube, Google Maps, iG, Terra, UOL e Picasa. Haverá também acesso para conteúdo da revista Caras. A composição do menu foi definida a partir de uma pesquisa com consumidores para saber o que eles gostariam de ver dentro da TV, relata o gerente de produtos da área de TV da LG, Daniel Almeida.

Outra novidade será a inclusão de uma loja de aplicativos, a LG Apps. Nela haverá apps simples, como jogos casuais e com perfil local, jogos educativos, quiz, aplicativos de saúde e bem estar etc. Inicialmente serão todos gratuitos, alguns deles com publicidade. É estudada a possibilidade de oferecer apps pagos no futuro. A LG disponibiliza um SDK (software development kit) para os desenvolvedores. Os apps são feitos em linguagens típicas da web, como HTML4 e Flash. A Pontomobi é uma das desenvolvedoras contratadas pela LG para criar títulos para a LG Apps.

"A TV foi a primeira tela que existiu na casa das pessoas, mas a última a se conectar à Internet. Agora precisamos tirar o atraso", comenta Almeida.

Interface e controle remoto

As novas TVs conectadas da LG terão um painel interativo, batizado de "home dashboard", acessível através de um botão dedicado no controle remoto tradicional. Nesse painel, a tela é dividida entre o canal que está ao vivo e "cards" para acesso ao menu com conteúdo premium e para a loja de aplicativos. No painel haverá um ícone para acesso a um navegador web.

As TVs terão dois controles remotos: um tradicional e outro batizado de "magic motion", que, graças a um acelerômetro embutido, simula um mouse na tela.

A linha Smart TV será composta de diversos modelos com telas a partir de 32 polegadas. Todas serão full HD e terão conversor de TV digital. O conexão à Internet poderá ser feita via cabo de rede ou WiFi, por meio de um adaptador espetado em entrada USB. Ainda este ano a LG planeja lançar um set-top box que sirva para conectar qualquer TV à Internet, via entrada HDMI.

[Telaviva]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.