24 de maio de 2011

iPad 2 chega ao Brasil esta semana

Equipamento deve estar disponível na madrugada de quinta (26/5) para sexta, segundo uma fonte que acompanha de perto o lançamento

Em abril, Macworld Brasil anunciou que o iPad 2 chegaria ao País no final de maio ou começo de junho, de acordo com informações obtidas com funcionários de duas revendas. Agora, uma fonte que acompanha de perto o lançamento revelou que o tablet da Apple deve estar nas lojas na madrugada de quinta (26/5) para sexta.

Os preços dos equipamentos não foram confirmados, mas, como já informamos em abril, é possível que a Apple siga o exemplo dos Estados Unidos, onde a segunda versão substituiu e adotou os preços do primeiro modelo. Atualmente, a primeira geração do iPad tem preços a partir de 1.399 reais (nas poucas lojas onde é possível encontrar a versão de 16 GB só com Wi-Fi). Procurada por nossa reportagem, a Apple Brasil afirma que ainda não tem previsão de lançamento do produto.

Lançado no dia 11/3 nos Estados Unidos, o iPad 2 chegou rapidamente ao Brasil de forma não oficial, com sites de leilões cobrando preços entre 1.750 e 3.500 reais, dependendo do modelo (Wi-Fi ou Wi-Fi + 3G) e capacidade de armazenamento (16 GB, 32 GB ou 64 GB). Em março, a Anatel homologou as versões Wi-Fi e Wi-Fi+3G, abrindo caminho para a chegada do equipamento ao Brasil.

Em viagem à China, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou no dia 12/4 que a Apple terá fabricação no Brasil. De acordo com Mercadante, a produção vai ficar a cargo da Foxconn, que já produz equipamentos como iPhone para Apple em fábricas na Ásia. A iniciativa deve baixar os preços do equipamento no Brasil, o que pode levar à oferta de iPads por menos de 1.000 reais.

Hoje (23/5) o governo federal publica no Diário Oficial da União a Medida Provisória 534, que altera o artigo 28 da Lei do Bem (número 11.196, de 21 de novembro de 2005), para incluir no Programa de Inclusão Digital os tablets produzidos no Brasil, conforme processo produtivo básico a ser estabelecido pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e de Ciência e Tecnologia.

A expectativa do governo é de que o preço desses equipamentos fiquem de 30% a 36% mais baratos que o do similar importado. Como o iPad 2 chega antes da produção local, ainda não será beneficiado pela medida, pelo menos por enquanto.

[Macworld]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.