15 de janeiro de 2011

Especial CES 2011: Toshiba é a primeira a abandonar os óculos 3D

Cumprindo promessa feita há poucas semanas no Japão, a Toshiba trouxe para Las Vegas a última palavra em matéria de 3D: TVs e notebooks que não exigem óculos para exibir os efeitos tridimensionais que encantam tanta gente. A empresa, que já começou a lançar alguns desses produtos no mercado japonês, tem grandes planos para 2011, alguns deles detalhados em sua apresentação à imprensa internacional, nesta quarta-feira.

O maior TV 3D autoestereoscópico que está sendo mostrado na CES tem 65", mas Scott Ramirez, diretor da Toshiba nos EUA, garante que a linha a ser lançada terá vários modelos, todos acima de 40 polegadas. "O que estamos vendo aqui são protótipos, cujo design final poderá até ser alterado", disse o executivo. "Temos em mente que o usuário irá querer unir a experiência 3D com a do home theater, e trabalhamos até com a possibilidade de lançar modelos compatíveis com a resolução 4K, que equivale a quatro vezes a do Blu-ray".

Os TVs autoestereoscópicos são vistos pela indústria como a grande solução para fazer decolar a tecnologia 3D, já que os óculos atuais ainda incomodam muitos usuários. Os da Toshiba utilizam um jogo de lentes que separam os pixels direcionados a cada olho, eliminando a necessidade de óculos. Essa solução ainda está sendo aperfeiçoada; no Japão, foi lançado apenas um modelo de 20". Todos são do tipo LCD com backlight de led, e utilizam o novíssimo processador Cevo, exclusivo da Toshiba, capaz de manipular os sinais em velocidade muito mais alta, o que é considerado fundamental para preservar o envolvimento 3D, independente da posição onde esteja o telespectador.

Junto com os novos TVs 3D, a Toshiba exibe também na CES seus primeiros laptops tridimensionais, da linha Qosmio. São aparelhos extremamente avançados, com processador de vídeo 3D Vision, da NVidia, conexão Bluetooth 3.0, saídas HDMI 1.4 e USB também de terceira geração. O público-alvo são os gamers e os usuários mais "pesados", que gostam, por exemplo, de fazer downloads de vídeo em alta definição.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.