30 de junho de 2010

Que tal pegar um ‘cineminha’ sem sair de casa?

O avanço da tecnologia já permite ter um cinema dentro de casa para assistir eventos como a copa do mundo ou receber amigos para ver um filme.

Cada vez mais somos surpreendidos com os lançamentos do mercado, a tecnologia cresce sem parar e se esperarmos muito podemos ficar para trás. Exagero? Nada disso. Já ouviu falar de carros que estacionam sozinhos? Imaginou ligar um automóvel sem a chave? E ter um cinema dentro de casa, parece estranho?

Parece, mas não é. Existem hoje no mercado, empresas especializadas em sistemas de áudio, vídeo e automação. Para quem não conhece, a automação é o controle rápido e prático de cortinas, luzes, janelas, portas, sistemas de monitoramento, ou seja, com apenas o toque de um botão é possível controlar os inúmeros recursos presentes no ambiente.

“No caso das telas interativas, não há projetores à mostra, é uma retro projeção, pois é feita através de espelho. Isso reforça a idéia de uma obra de arte que faz parte do ambiente e deixa o espaço mais adequado e mais divertido nos momentos de lazer, ver um filme ou um programa de televisão preferido. O cliente tem a opção de deixar a imagem o dia inteiro como um quadro interativo e a noite pode assistir o que quiser pela mesma tela.”, explica Ricardo Samelo da TAAG.

O legal disso tudo, é que é muito mais emocionante e divertido assistir nas telonas, eventos como a Copa do Mundo, Olimpíadas, ou até mesmo aquele show que acabou de ser lançado em Dvd ou Blu-Ray. Reunir os amigos com uma tela de cinema em casa para assistir à final da Copa do Mundo não parece uma má idéia, não é mesmo?

“A mesma tecnologia tem sido usada por empresas em salas de reunião e conferências interativas ou ainda na recepção com Vídeo Wall ou projeção, também em casas noturnas que querem projetar imagens interativas nas paredes ou fachadas, dependendo do objetivo a ser alcançado, há como projetar em até 360 graus num projeto com imagens imersivas podendo ainda ser utilizado em ‘Digital Signage’ onde a tecnologia serve para informar, educar ou ainda encantar.”, conta Samelo.

[Info]

Logitech Harmony 1100, o controle high tech


Gadget universal comanda até 15 equipamentos eletrônicos, de TV a persiana.


Com certeza você já teve vontade de arremessar seus trocentos controles remotos pela janela – seja porque acabou a pilha de um deles, pela dificuldade de identificar qual é o modelo correspondente a um aparelho ou porque eles ficam espalhados pelo sofá, bagunçando a sala. O Logitech Harmony 1100 é um dispositivo classudo para resolver todos esses problemas de uma só vez. Ele controla até 15 equipamentos eletrônicos, sendo três simultaneamente.

Esse aparelho em formato de tablet funciona com uma variedade imensa de eletrônicos (quase 200 mil), de televisores a sistemas de iluminação. Basta que eles tenham receptor infravermelho. Por meio de um software que acompanha o produto, é possível cadastrar as instruções no gadget e personalizar ações. Dá para ligar a TV, o tocador de Blu-ray, dar o play no filme e fechar a persiana clicando em apenas um botão.

Depois de instalado num computador com Windows ou Mac OS, o programa busca informações na internet (como fabricante e modelo do equipamento que você deseja controlar). Além de manter atualizada a base de dados de equipamentos compatíveis, o aplicativo permite acessar as configurações do controle por qualquer micro, usando login e senha. Caso não encontre um modelo de televisão, por exemplo, ele oferece um assistente de ajustes, que guia o usuário na inserção de cada função do controle.

Fácil de usar. Chato de configurar

A tela sensível ao toque de 3,5 polegadas proporciona usabilidade agradável. Por ela, é possível acessar controle de mídia, teclado numérico e até uma área de canais favoritos. Se quiser e tiver paciência, o usuário pode fazer o upload dos logotipos das emissoras, dispondo-os lado a lado. Os botões físicos têm os comandos básicos, como trocar de canal, regular o volume e passear pelo menu de cada equipamento.

Se é divertido de usar, o Harmony 1100 não é tão intuitivo na hora de realizar ajustes. As telas de configuração do televisor, por exemplo, são bastante confusas. Até mesmo as tarefas mais simples, como acertar os níveis de cor, brilho e contraste, acabam ficando difíceis. O melhor é usar o controle original do equipamento na hora de fazer os ajustes e ficar com o universal no dia a dia.

Outro problema é que, para qualquer mudança na programação do gadget, é preciso usar o software no computador, com o aparelho conectado pela porta miniUSB. Pequenos ajustes podem ser realizados pela telinha do controle, mas eles não ficam gravados na memória, exigindo nova configuração quando você o liga novamente. A bateria interna é carregada numa base elegante, que mantém o controle em pé.

[Info]

O nascimento da Jabulani

Rede Globo Transmite Programação em Onibus




A Rede Globo apresentou, nesta quarta-feira (23), novas tecnologias de transmissão que serão implementadas no futuro, como o sistema de TV interativa, transmissão via internet e para zonas rurais e exibição de imagens em três dimensões. Os anúncios foram feitos no Painel Globo de Tecnologia, realizado em São Paulo.

Em destaque, a TV interativa que poderá levar para lares de milhões de brasileiros a possibilidade de poder saber mais sobre os jogos de futebol em tempo real ou até participar de enquetes sobre os programas da Globo.

O telespectador precisa apenas ter um televisor com conversor digital compatível com a tecnologia para receber o conteúdo interativo ou um compatível com conexão à internet para trocar informações com a emissora, seja para a participação de enquetes ou para a compra de produtos. A TV digital interativa já está disponível em todo o país.


Nas partidas da Copa do Mundo, o telespectador tem como acessar as tabelas, dados do jogo em tempo real e resultados da competição. No Big Brother, por exemplo, será possível votar para eliminar um participante ou acessar dados sobre ele e nas novelas haverá informações sobre o capítulos atual e anterior, além de galeria de fotos.

O mesmo conteúdo interativo pode ser acessado por meio de celulares. Por meio da transmissão no formato 1-seg, o usuário tem acesso ao conteúdo da Globo, enquanto que pela rede de dados da telefonia móvel ele tem acesso ao conteúdo interativo. Entretanto, um aviso na tela mostrará que o recurso que o usuário deseja acessar poderá ser cobrado.

A emissora também foca na interatividade por meio de outros dispositivos como tablets e smartphones. Um aplicativo para iPad, iPhone e iPod touch permitirá que o espectador tenha acesso aos dados em tempo real das partidas de futebol. Além disso, vídeos dos lances estarão disponíveis instantes após passarem na TV. A Globo espera que o aplicativo, gratuito, entre na iTunes Store nos próximos dias.

Para todo o Brasil


Durante o Painel de Tecnologia, foi apresentado um conversor de TV digital com foco para o público que vive em áreas rurais. A Globo também testa colocar televisores em ônibus para reproduzir seus programas ao vivo e gravados. Na cidade de São Paulo já existem 300 ônibus com estes televisores, sendo que 30 estão transmitindo a programação ao vivo. Para escutar a transmissão, é necessário sintonizar uma estação FM por meio de qualquer rádio.

Na tela, além da programação da Globo, aparecem outras informações como previsão do tempo da cidade e notícias do G1. Estes conteúdos poderão ser atualizados pode meio da rede móvel 3G. Cada ônibus possui uma antena interna para captar a transmissão. Eles também possuem um gerador de sinal FM de curto alcance para o som chegar ao rádio do usuário.

Internet
Com a difusão das Broadband TV, televisores com conexão à internet, a Globo estuda levar o seu conteúdo para ser acessado quando o usuário quiser. “Desse modo, é possível assistir a um capítulo da novela e a outros programas da Globo”, diz Fernando Bittencourt, diretor da Central Globo de Engenharia, sobre a tecnologia que ainda está em caráter experimental.

Como o foco da empresa é a qualidade da imagem, todo o conteúdo enviado pela internet é em alta definição, com uma resolução de 1920 x 1080i. A tecnologia implementada para alcançar este nível de imagens permite que um telespectador com uma internet de 2 Mb possa assistir ao conteúdo em HD.

Três dimensões
Embora Bittencourt afirme que o formato de transmissão 3D ainda não esteja totalmente definido, ele destaca os estudos da Rede Globo para levar a tecnologia aos lares brasileiros. Além do Carnaval de 2009 e 2010, alguns jogos da Copa do Mundo da África do Sul estão sendo transmitidos em 3D por meio de cabo. Para assisti-los, é necessário ter um televisor compatível e uma assinatura com a operadora de TV a cabo.

“Estamos estudando fortemente a tecnologia”, disse Bittencourt. “Ela ainda está em estado de maturação e é bastante complexa. Seu modelo de negócios ainda é incógnito. Estamos discutindo se o 3D vai adiante como mídia paga ou aberta”. Ele destaca que o 3D existe há muito tempo, mas com apenas com a digitalização ele deu um grande salto de qualidade.

[Globo]

Menina faz ‘mágica’ com varinha e produz golfinho de sabão


Shelby Dewey brincava de fazer figuras com detergente.

Família ficou surpresa com figura de animal.

Uma menina surpreendeu sua família em Derbyshire, na Inglaterra, ao produzir um golfinho com uma varinha de fazer figuras de sabão.

Shelby Dewey, de 10 anos, estava brincando durante um churrasco na casa da tia-avó Julie quando espantosamente começou a produzir as figuras com o sabão. Um dos familiares de Shelby teve a brilhante ideia de registrar sua arte para a posteridade.

[Globo]

28 de junho de 2010

Comercial – Budweiser

Vizio estreia roteador que transmite filmes em HD

A Vizio, conhecida por seus home theaters, resolveu entrar no mercado de roteadores. Mas não espere que, com o XWR100, eles queiram apenas retransmitir o sinal de internet pela sua casa. Eles querem enviar filmes para sua TV.

Para fazer isso, o aparelho conta com Wi-Fi n de banda dupla. Além da alta frequência do sinal, ele também prioriza o streaming de áudio e vídeo, o que faz do roteador uma boa opção para quem tem uma TV com acesso a internet e suporte a alta definição.

Claro que o aparelho também funciona como ponto para acesso à rede. Além do Wi-Fi, há quatro portas Ethernet que chegam a 100 Mbps. Outro ponto interessante é a porta USB do roteador, que permite que vídeos e fotos sejam executados ali mesmo e visualizados no televisor.

Com design arrojado, o roteador sairá em julho a 100 dólares nos Estados Unidos. Vamos esperar para ver quando ele chegará por aqui.

[Info]

Satélite alemão vai mapear a Terra em 3D

Lançado hoje no Cazaquistão, o TanDEM-X será usado para mapear as elevações da Terra em 3D.

Este é o segundo satélite de observação lançado pela Alemanha.

O primeiro, o TerraSAR-X, no espaço desde 2007, também será utilizado nesta que é considerada uma missão-chave da Agência Espacial Alemã, pois dela resultará o primeiro modelo 3D padronizado da Terra e suas elevações.

Pesando mais de 1,3 toneladas, com cinco metros de comprimento, o TanDEM-X orbitará o planeta a 514 km de altitude, vasculhando os mais de 150 milhões de km2 da superfície diversas vezes.

O radar do satélite emite microondas que são refletidas pela superfície da Terra e recebidas de volta pelo radar. A distância entre o satélite e a superfície é calculada pelo tempo que o sinal leva para retornar. As imagens são feitas de duas posições diferentes para criar perspectiva, uma forma de registro similar à maneira que os humanos usam seus dois olhos para gerar imagens 3D. Os dois “olhos radares” estão nos satélites TanDEM-X e TerraSAR-X.

Em três anos de projeto, os dados gerados devem ser equivalentes ao armazenamento de 200 mil DVDS.

A empreitada da Agência Espacial Alemã custará, no total, 165 milhões de euros, dos quais 125 milhões sairão de seu próprio bolso. O restante será pago pela Infoterra GmbH (subsidiária da Astrium), empresa responsável pela comercialização dos dados obtidos. Essa parceria público-privado permitirá que consumidores do mundo todo adquiram as informações em 3D – desde governos a empresas privadas.

[Info]

Renda-se à culinária japonesa e colha os benefícios para a saúde

Leve, saborosa, nutritiva e equilibrada, ela é sinônimo de alimentação saudável

Peixes, algas, cogumelos, tofu, arroz e outros ingredientes da culinária japonesa carregam o segredo milenar da longevidade do povo japonês. De acordo com o relatório da ONU, Estatísticas de Saúde do Mundo, divulgado neste ano, o Japão (ao lado de San Marino) é o país com a maior expectativa de vida do planeta, com 83 anos. Uma outra pesquisa, publicada recentemente no Jornal Europeu de Nutrição Clínica, comprovou que as pessoas que seguem uma dieta japonesa saudável têm cerca de 40% menos sintomas de depressão do que aquelas que não a seguem. Dá para entender o porquê destes números com um olhar mais atento sobre um cardápio básico da comida japonesa. As preparações levam pouca ou nenhuma gordura saturada (o tipo que é nocivo ao organismo) tornando os pratos mais leves, os alimentos crus preservam 100% dos nutrientes e, além disso, são ricos em substâncias importantes para preservar a saúde, como o ômega 3 do salmão, que previne contra doenças cardiovasculares, ou o lentinan dos cogumelos, que reforça o sistema imunológico.

Até mesmo quem está de regime pode colher as vantagens e prazeres da culinária sem peso na consciência. "Basta evitar versões fritas ou com cream cheese e maionese, que acrescentam mais calorias aos pratos. No restaurante, prefira os pratos à la carte, já que no rodízio é bem mais fácil extrapolar nas porções", explica a nutricionista Giovanna Arcuri, da clínica Gionutri, de São Paulo. A seguir, você confere uma lista de benefícios obtidos com os carros-chefes nutricionais da alimentação japonesa. Se você ainda não se rendeu a ela, veja o que a sua saúde está perdendo.


Algas: elas enxugam a gordura

Presentes, principalmente nos sushis e temakis, estes vegetais marinhos são excelentes fontes de iodo, necessários para a tireoide e o sistema imunológico trabalharem melhor. Esta turma dos mares também garante dias mais felizes, pois carregam vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B12), que são importantes reguladores da serotonina, hormônio neurotransmissor que nos confere a sensação de prazer e bem-estar. Mas a sua dieta também ganha reforço extra com o consumo das algas. Um estudo recente da Universidade de Newscastle, na Grã-Bretanha, provou que elas são capazes de reduzir a absorção de gordura pelo organismo em até 75% - mais que o dobro dos medicamentos com a mesma função. "Além disso, os minerais e oligo-elementos raros presentes nas algas também são importantes para regular o funcionamento do metabolismo", explica Giovanna Arcuri.

Peixes: amigos do peito

Atum, salmão e truta são espécies largamente utilizadas na culinária japonesa. Esse trio é o verdadeiro aliado do coração. Isso porque os três peixes são ricos em ômega 3, um ácido graxo poli-insaturado que faz uma verdadeira faxina nos vasos sanguíneos, dissolvendo as placas de gorduras que se fixam nas paredes das artérias. Com o sangue fluindo sem barreiras, reduzem-se os riscos de doenças cardiovasculares, como hipertensão, infarto e derrames. Outra função importante do ômega 3 é aumentar os níveis de HDL (o chamado colesterol bom) e diminuir os de LDL (colesterol ruim) do sangue, equilibrando as taxas de colesterol. "Uma pesquisa recente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontou que o ômega-3 também é importante para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso central, prevenindo doenças cerebrais degenerativa, como o Mal de Azheimer", explica a nutróloga Paula Cabral, do Rio de Janeiro.

Com a turma dos mares, a fadiga e o desânimo também não tem vez. O salmão contém tirosina, um aminoácido que o organismo usa para produzir dopamina e noripinefrina, dois neurotransmissores que mantém o cérebro em alerta. Já o atum é excelente fonte de vitamina B6, um nutriente importante para a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. "A melhor forma de manter as propriedades benéficas dos peixes é consumi-los crus, assados ou grelhados. As versões fritas acrescentam mais calorias ao prato, além de perderem boa parte dos nutrientes", afirma Giovanna Arcuri.


Pepino: xô inchaço!

Ele é um dos vegetais mais usados na culinária oriental, compondo saladas, temakis e sushis. O pepino é composto por 95% de água, o que faz dele um alimento de baixa caloria e que garante hidratação do organismo. "Também é um diurético natural, que auxilia na diluição dos cálculos renais, e tem potássio, que favorece a flexibilidade muscular, afastando as cãibras do caminho", explica Paula Cabral. Além disso, é um ótimo aliado para o ritual de beleza. Ele contém vitamina C e ácido caféico, ótimos para tratar irritações e diminuir o inchaço da pele. Uma máscara facial à base de pepino ou compressas sobre as olheiras deixa a expressão facial renovada.

Gergelim: o intestino agradece

É considerado um dos vegetais mais ricos em lecitina, um poderoso emulsionante, que facilita a dissolução das gorduras. Uma de suas funções na corrente sanguínea é dissolver lipídios da corrente sanguínea, regulando os níveis de colesterol e triglicérides, evitando doenças cardiovasculares. A lecitina também auxilia na lubrificação do intestino, que junto com as fibras contidas na semente mantém a prisão de ventre bem longe. "Suas fibras insolúveis também são ótimas para controlar as taxas de glicemia, o açúcar do sangue, afastando males como a diabetes", explica a nutricionista Patrícia Davidson, do Rio de Janeiro. E ainda proporciona maior duração da saciedade, o que vai fazer com que a pessoa sinta menos fome. "O ideal é consumir de 1 a 2 colheres de sobremesa por dia que vão girar em torno de 80 calorias cada uma", diz a especialista. Mas não é só isso. Estudos mostram que o gergelim atua como ativador do reflexo cerebral e fortalecedor da pele. A presença do cálcio na sua composição ajuda ainda no combate do desgaste ósseo.

Gengibre: ele desintoxica geral

Rico em fibras, o gengibre tem ação desintoxicante, favorece a digestão e alivia a constipação intestinal. Com propriedades anti-infamatórias e bactericidas, também trata inflamações, principalmente na garganta. "Além disso, o gengibre tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar a queima de gorduras, contribuindo para o emagrecimento", explica a nutróloga Paula Cabral.

Cogumelos: eles blindam o organismo

Shitake e shimeji são duas espécies que incrementam o cardápio da culinária japonesa e blindam o organismo. Esta dupla é um verdadeiro exército de defesa contra doenças graças a uma substância chamada lentinan, capaz de estimular o sistema imunológico. Estudos apontam que o lentinan também é um bom combatente das altas taxas de colesterol.A dieta também sai ganhando. "Os cogumelos ativam a saciedade, diminuindo a compulsão e a fome. E tem tanta proteína quanto na carne vermelha, com a vantagem de ter menos gordura", explica Giovanna Arcuri. Um bife de 100 gramas de contrafilé carrega cerca de 13 gramas de gorduras, enquanto a mesma quantidade de cogumelo não chega a um grama de gordura.


Tofu: equilíbrio hormonal

Pesquisadores da dieta japonesa atribuem o consumo dele como um dos fatores para a baixa incidência de algumas doenças como certos tipos de câncer (mama, próstata e cólon), doenças cardiovasculares e osteoporose nas populações orientais, principalmente da China e do Japão. Por ser um derivado da soja, o tofu contém as mesmas propriedades da leguminosa. É uma excelente fonte de proteínas, além de ser rico em minerais como cálcio, fósforo e magnésio. Em 100 gramas de tofu, 85% são água e 7.5 gramas são proteínas. E ainda pesa pouco na dieta. O alimento tem apenas 70 calorias. A soja contém uma classe de fito-hormônios chamados de isoflavonas (ou isoflavonoides), antioxidantes que reduzem a taxa de colesterol ruim (LDL) no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. "Uma outra boa notícia para as mulheres é que as isoflavonas contidas na soja exercem uma forte atividade hormonal, equilibrando as quantidades do hormônio estrógeno e amenizando os sintomas da menopausa", aponta Giovanna.

Wassabi: boa digestão

A pasta feita da planta wasábia (ou rabanete japonês) contém potássio, cálcio, magnésio, fósforo e vitamina C. Usada como condimento, ela ajuda na digestão, principalmente de comidas gordurosas. "Trata-se de um alimento tão termogênico como o gengibre, que ajuda a acelerar o metabolismo. Porém, deve ser ingerido com moderação, por causa da sensibilidade de cada um ao ardor que a raiz provoca", explica Paula Cabral.

Saúde para todos os gostos

Os pratos frios são a cara da culinária japonesa, mas o cardápio nem de longe fica restrito ao sushi e ao sashimi. Quem prefere opções quentes, principalmente no inverno, também pode fazer escolhas saudáveis e balanceadas. Fazem parte desta turma a tradicional missoshiro (sopa de soja), os domburis (as receitas trazem variações com arroz, legumes, carne e frango), peixe grelhado com legumes refogados, além do clássico Yakissoba. "A receita de macarrão oriental com carne, frango e legumes ao molho de soja é uma refeição que traz diferentes grupos de alimentos, todos importantes para um prato completo e equilibrado: tem massa, proteína animal e vegetal e legumes. Para uma das refeições diárias, é um opção perfeita", explica Giovanna Arcuri.

[Minhavida]

27 de junho de 2010

Este sim é o Hyundai HB, futuro compacto nacional



Fabricado em Piracicaba (SP), hatch terá preço a partir de R$ 30 mil, para competir com Gol e Palio

Primeiro foi a Toyota que ficou para trás. Depois, nas vendas de abril, foi a vez da Hyundai ultrapassar a Honda no mercado brasileiro. Ao contrário da sétima posição roubada da Toyota no acumulado dos emplacamentos de 2010, porém, o triunfo sobre a Honda aconteceu por apenas um mês. Mas já serve de aviso: os coreanos estão com o Brasil na mira. A marca planeja um pacotão de novidades para os próximos anos. E Autoesporte antecipa tudo para você. Qualidade é uma palavra repetida à exaustão pelos executivos da Hyundai coreana. É o que eles perseguem em cada detalhe, seja no desenvolvimento de produto ou nos processos de gestão. É também o que permeia cada decisão sobre o projeto HB, nome código do hatch que começa a ser produzido em Piracicaba (SP) em 2012, para o mercado nacional e sul-americano. Um carro que você vai conhecer melhor agora.

Para começar, o centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa próximo a Seul, na Coreia do Sul, levou de navio algumas unidades do VW Gol, Fiat Palio, Renault Sandero, Peugeot 207 e Honda Fit. Os carros feitos no Brasil estão sendo “dissecados” em estudos, e usados como referência para o desenvolvimento do HB. A meta dos coreanos é ambiciosa, como tudo que eles têm se disposto a fazer nos últimos anos: oferecer um compacto com a qualidade do Fit a preço de Gol. Os primeiros resultados apareceram no conceito ix-Metro, mostrado no Salão de Frankfurt de 2009. Na ocasião, a Hyundai limitou-se a dizer que o modelo indicava um caminho de design a ser seguido pela linha de compactos da marca, e dava ênfase à motorização híbrida do protótipo. Não era só isso: nascia ali o HB.

Meses depois, em janeiro deste ano, um executivo da Hyundai brasileira foi chamado às pressas para uma reunião a portas fechadas em Seul. Na sala de protótipos, um modelo em clay (maquete de argila e plástico) do HB foi apresentado. Além do executivo, a Hyundai levou consumidores brasileiros para conhecer e opinar sobre o carro. À primeira vista, o HB espanta pela modernidade. “Nunca vi um carro desse segmento com design tão arrojado”, contou o executivo. Outra fonte que esteve na clínica de clientes garante que pouca coisa muda do ix-Metro para o modelo final do HB, como revelam nossas projeções. “Lembra um ix35 em escala reduzida.” Isso por causa da grade hexagonal e dos faróis espichados para cima, além das lanternas esticadas que invadem as laterais. Uma das atrações do ix-Metro, porém, vai ficar só no conceito: as portas traseiras suicidas, que abrem ao contrário. O HB tem portas com abertura comum, embora com recortes ousados. Aliás, o hatch é marcado por linhas recortadas e vincos em toda a carroceria.

Tomando como base os 3,93 m de comprimento do ix-Metro, o HB deverá ter o porte do Gol (3,89 m). Mas o teto elevado deverá garantir bom espaço para os passageiros, mesmo no banco de trás. O porta-malas ficará na média da categoria, algo próximo dos 300 litros. Por dentro, o hatch seguirá as linhas dos mais recentes modelos da empresa, como o ix35. Ou seja, espere um console em formato de “Y”, com saídas de ar no alto (verticais), sistema de som no meio e botões da ventilação mais abaixo. Apesar do ambiente simples da cabine, o volante de três raios poderá vir com comandos do som, nas versões mais caras. A iluminação dos instrumentos, também seguindo a atual configuração da Hyundai, deverá ser azulada.

Além do visual (externo e interno), o HB deverá se diferenciar pela qualidade de montagem. Nos testes com os rivais brasileiros, a Hyundai constatou diversos defeitos de produção. No meio de Gol, Palio, Sandero e 207, o Honda Fit foi obviamente escolhido como referência. Apesar disso, o HB vem para brigar com os chamados populares. “A versão básica custará cerca de R$ 30 mil”, confidenciou à Autoesporte o executivo brasileiro. Outro ponto criticado pelos engenheiros coreanos foi o comportamento dinâmico dos concorrentes. Nesse aspecto, porém, a Hyundai terá de tomar o cuidado de não enrijecer demais a suspensão do HB a ponto de sacrificar o conforto em nossos pisos maltratados. É sabido que o brasileiro não gosta de carro que “bate” nos buracos, ainda que perca um pouco de estabilidade nas curvas. Nos últimos modelos da marca testados pela Autoesporte, o i30 e o ix35, ficou claro o favorecimento da dinâmica em detrimento da maciez de rodagem.

O HB fará sua estreia mundial no Brasil. A linha de montagem de Piracicaba deve estar pronta em abril de 2012 (mês previsto para o lançamento do hatch) para dar conta da produção que deve superar 100 mil unidades/ano. Haverá duas versões logo de cara: uma mais simples, com motor 1.0 e maçanetas e retrovisores pretos; e uma mais sofisticada, com propulsor 1.6 16V e maçanetas cromadas, além dos retrovisores na cor da carroceria com piscas embutidos na peça. Os motores serão flex, com opção de câmbio manual ou automático (e não automatizado, como no Gol e Palio).

Seguindo o exemplo de outras montadoras que começaram a atuar nos últimos anos no Brasil, a Hyundai deve inicialmente trazer o motor e a transmissão da Coreia, para produzi-los localmente em uma segunda etapa. Mais tarde, o hatch vai gerar família. Como antecipamos na edição de fevereiro, a Hyundai planeja uma variação sedã do HB para brigar com Voyage e Siena, sem contar uma versão aventureira para desafiar o VW CrossFox. Especulações dão conta de que esse modelo poderá até ter estepe na tampa traseira, além da suspensão elevada e do visual mais “parrudo”. Um sinal de que a Hyundai está mesmo preocupada em agradar ao público brasileiro.

[Globo]

3 projetos incríveis de arquitetura

Cobertura iluminada por LED, acabamento feito com plástico reciclado e efeito de píxels surpreendem em projetos de construções diferentes

Prédio com formato de instrumentos musicais, casa de ponta-cabeça e até cidades flutuantes... A cada dia nos deparamos com projetos arquitetônicos reais que parecem até coisa de cinema. Separamos aqui três criações incríveis, com jeito de ficção científica. Confira!


Shanghai Corporate Pavilion

Desenvolvido pelos arquitetos chineses do Atelier Feichang Jianzhu, o prédio tem o acabamento todo feito de capas de CDs reaproveitadas. A parede com lâmpadas LED multicoloridas, controladas por um computador, cria um efeito diferente quando escurece.

Yas Hotel

O projeto do hotel Yas, que fica em Abu Dhabi, prevê a maior cobertura de lâmpadas LED do mundo, com 217 metros de extensão. Criado pelos arquitetos da empresa norte-americana Asymptote Architects, o prédio tem inauguração prevista para outubro de 2010.

My dream, your vision

Olhe bem para essa foto: parece uma imagem de computador, ampliada ao ponto de aparecerem os píxels, aqueles pequenos quadradinhos coloridos. Na verdade, este é o projeto de um prédio assinado pela empresa de Cingapura, Design Act. A estrutura é formada por 3.866 cubos com diferentes níveis de opacidade.

[Globo]

Atum e salmão protegem o coração e espantam o mau humor

O consumo destes dois peixes garante saúde para o corpo inteiro.

Que os peixes em geral promovem uma onda de boa saúde não restam dúvidas. Fonte de proteína, esta carne magra carrega nutrientes e vitaminas que só fazem bem ao organismo. Mas duas espécies se destacam por suas propriedades nutritivas . O salmão e atum disputam o posto de rei dos mares quando o assunto é benefícios, que vão desde a proteção contra doenças cardiovasculares, o Mal de Alzheimer e a depressão. É fácil incluí-los no cardápio. Versáteis, eles vão bem grelhados, na mistura de patês, na massa ou no risoto. Com a vantagem de que, quando são consumidos crus, à moda japonesa, preservam a totalidade dos nutrientes. "As vitaminas lipossolúveis (A, D e E) presentes no atum e no salmão não são tão sensíveis ao calor, entretanto a exposição às altas temperaturas pode reduzir as propriedades benéficas do ômega-3, que é sensível ao calor perdendo parte de suas propriedades nutricionais", explica a nutricionista Patrícia Bertolucci, da PB Consultoria, de São Paulo. A seguir, a especialista aponta o que a dupla oferece de melhor para a sua saúde.


Ômega 3: gordura que vale ouro

O salmão carrega maiores quantidades desse ácido graxo poli-insaturado. A tradução para esse nome complicado é simples. É uma gordura. Isso mesmo, gordura. Mas nem toda gordura é nociva ao organismo. O ômega 3, por exemplo, é um dos melhores exemplares da turma dos mocinhos. Um dos seus maiores feitos é deixar o coração tinindo. Ele evita a formação das placas de gordura na parede das artérias e garante a flexibilidade dos vasos sanguíneos, afastando o risco de doenças como infarto, derrames e hipertensão. Além disso, esses ácidos graxos modificam a composição química do sangue, provocando o aumento dos níveis do HDL (colesterol bom) e a diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim). "O organismo também utiliza o ômega 3 para produzir prostaglandinas, substâncias químicas que têm participação em muitos processos, inclusive no combate às inflamações e em outras funções do sistema imunológico", explica a nutricionista Patrícia Bertolucci. Mas as vantagens do ômega 3 vão mais além.

Pesquisadores da Universidade de Harvard concluíram que mulheres que seguem uma dieta com alimentos ricos em ômega 3, como atum e salmão, estão menos propensas a desenvolver endometriose, doença que causa fortes dores e infertilidade. Por outro lado, uma dieta rica em gordura trans pode estar associada a um maior risco de desenvolvimento da doença. A pesquisa, publicada na revista científica americana Human Reproduction, acompanhou mais de 70 mil mulheres durante doze anos. A partir desse acompanhamento, foi possível descobrir que as mulheres com uma dieta rica em ômega-3 tinham 22% menos chances de serem diagnosticadas com endometriose do que aquelas que ingeriam o ácido graxo em menores quantidades. Um outro estudo da Universidade de Colúmbia, em Nova York, concluiu, após avaliar mais de 2 mil pessoas, que uma dieta rica em frutas oleaginosas (como castanhas, nozes e amêndoas), peixes ricos em ômega 3 (como o salmão e o atum) e legumes ricos em ácido fólico diminuem significativamente as chances de que uma pessoa desenvolva o Mal de Alzheimer.

Magnésio para melhorar o humor

O atum contém maiores doses deste nutriente conhecido como o mineral anti-estresse. São 41,8 mg contra 29,7 mg do salmão. A deficiência deste mineral no organismo resulta em fadiga e carência de enzimas envolvidas na produção de energia. Prova disso é que uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Inglaterra mostrou que os níveis deste mineral são mais baixos em pessoas que sofrem de depressão. "O magnésio também é indispensável para o bom funcionamento dos nervos e músculos. Além de evitar a formação de pedra nos rins e na vesícula", explica Patrícia.

Potássio regula a pressão arterial

O atum oferece mais quantidades desse mineral que, associado ao sódio, regula o equilíbrio da água no organismo e normaliza o ritmo do coração, além de auxiliar na redução da pressão sanguínea. São 361,9 mg contra 336,6 mg do salmão. O potássio também favorece o raciocínio claro, enviando oxigênio ao cérebro.

[Minha vida]

Conheça o novo decoder HD da Embratel

Conforme havíamos noticiado aqui, a Via Embratel finalmente estréia o seu serviço de alta definição. Os preços dos pacotes (na minha opinião) ainda são salgados. O Família HD, que inclui só cinco canais com resolução de 1080i linhas custa R$ 149,90, enquanto que o pacote Família Cinema HD com oferece nove canais não sai por menos de R$ 199,90.

O decoder conta com HDMI (claro) e capacidade para gravar até 400 horas de programação em resolução SD (a Embratel ainda não informa o quanto armazena de conteúdo HD). Um módulo para recepção de sinal terrestre (Globo, Band, RedeTV…) já está incluso, a exemplo do que ocorre com a Sky.

Neste primeiro momento, apenas quem mora na grande São Paulo e Rio de Janeiro poderá contar com o serviço DTH Via Embratel HDTV, mas, segundo a empresa, em breve estará disponível para todo o País.

[Planetech]

Nova TV LCD-LED de 40” custa R$ 3.299

A H-Buster é mais uma empresa a oferecer TV LCD de LED. Depois de lançar suas primeiras telas LCD dois anos atrás, a empresa decidiu produzir em Manaus um modelo Full-HD de 40”. Com 3cm de espessura, o HBTV-40D02FD conta com taxa de atualização de 120Hz, três HDMI e uma USB (aceita vídeos, fotos e músicas). O preço sugerido é de R$ 3.299.

O preço desse LCD-LED é competitivo, mas um pouco mais caro que os modelos acessíveis de 40” da Philips e da Samsung, por exemplo. Embora a H-Buster não tenha tradição em produzir TVs, acho que vale a pena conhecer o desempenho. Já pedi para teste, o fabricante ficou de me dar uma resposta, vamos aguardar.

[Planetech]

Empresa anuncia ar-condicionado abastecido a luz solar


Produto é capaz de gerar 70W/h e garante redução de 2012kg de emissão de CO2 na atmosfera durante 10 anos - o equivalente ao plantio de 780 pinheiros no mesmo período.


Optar por adquirir um ar-condicionado para a casa é um passo importante quando se leva em conta os gastos de energia do aparelho. Se a grana estiver curta, talvez o melhor passo seja aguentar o calor - pelo menos até o momento. A LG lançou um ar-condicionado ecologicamente correto que diminui o consumo de energia através da luz solar.

O aparelho é uma criação híbrida, sendo abastecido tanto por rede elétrica quanto por energia solar. Isso é possível por conta da presença de painéis solares com localização estratégica para captação da luz.

Os painéis são capazes de gerar 70W/h durante a exposição solar, o equivalente à energia gasta por um refrigerador. Além disso, reduzem 212kg de emissão de dióxido de carbono na atmosfera em 10 anos, o que poderia ser comparado ao plantio de 780 pinheiros no mesmo período.

[Olhardigital]

Novos games colocarão jogador para dançar

Depois dos games musicais, como Guitar Hero e Rock Band, e dos jogos de esporte para Wii, como Wii Sports Resort, a nova febre no mundo dos games devem ser os jogos que colocam o usuário para dançar.

A Hamonix, desenvolvedora do Rock Band, aproveitou a última edição da E3, que aconteceu semana passada em Los Angeles, nos Estados Unidos, para apresentar Dance Central.

Desenvolvido em parceria com a MTV Games, o game aproveita a câmera do Kinect, novo acessório para Xbox 360, para interpretar os movimentos corporais feito pelo jogador.

Também apresentado na E3, o Kinect conta com uma câmera que emite luz infravermelha e atua com mais dois sensores para detectar os movimentos dos corpos dos jogadores.

Segundo a Microsoft, são 48 pontos espalhados pelo corpo e detectados em tempo real. A câmera também é capaz de reconhecer a face dos jogadores. Por fim, há um microfone para captação de comandos de voz e que poderá ser usado em videochats.

A apresentação inicial de Dance Central foi feita por bailarinos profissionais. Em seguida, alguns jornalistas puderam testar a novidade e os seus molejos. A música oferecida foi Poker Face, da cantora americana Lady Gaga.

A Hamonix não divulgou a lista de músicas que devem vir no pacote. O Dance Central deve chegar às lojas junto com o Kinect no dia 4 de novembro.

[Info]