20 de novembro de 2010

RIM aposta em tablet com preço competitivo para enfrentar diretamente o iPad

Empresa vai começar a vender seu tablet por menos de US$ 500 para tentar recuperar sua participação de mercado

A Research In Motion (RIM), fabricante dos smartphones BlackBerry, disse que vai começar a vender tablets na América do Norte, a partir do primeiro semestre, por menos de US$ 500. Segundo o Co-CEO da empresa, Jim Balsillie, o produto terá um preço bastante competitivo e irá expandir globalmente a partir do segundo semestre de 2011.

A RIM, HP, Samsung e Motorola estão incessantemente buscando desenvolver tablets, após o iPad ter preenchido a lacuna entre os smartphones e laptops. A Apple vendeu 3 milhões de aparelhos nos primeiros 80 dias de lançamento, superando até as vendas dos iPods. No entanto, a RIM está tentando diferenciar seu tablet da Apple, enfatizando a capacidade de seu dispositivo executar Flash em vídeo ou animações.

Segundo a Strategy Analytics, a Apple aumentou seu market share, ou participação de mercado, em tablet para 95% no terceiro semestre deste ano. Globalmente, as vendas dos dispositivos subiu 26% em comparação ao mesmo período no ano passado. Mas, de acordo com Balsillie, é possível que a dominação do iPad no mercado de tablets mude depois da chegada do novo dispositivo da RIM.

Porém, Steve Jobs, CEO da Apple, garante que a RIM precisa lutar muito para conseguir atrair desenvolvedores de aplicativos e que o tablet já está fadado ao fracasso, uma vez que eles são muito pequenos para competir com o iPad. O tablet da RIM tem tela de 7 polegadas, enquanto que os iPads vêm com 9,7. Em resposta ao ataque de Jobs, Balsillie disse que com o tempo os consumidores vão se cansar da estratégia de controle de mercado da Apple.

Apostando nisso, a RIM está contando com o novo tablet para aumentar a receita que o BlackBerry perdeu. A participação da empresa no mercado de smartphone caiu 1% em relação ao segundo trimestre do ano passado, enquanto a Apple aumentou 1% e os dispositivos com sistema operacional Android cresceram 15%, segundo dados da IDC.

[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.