29 de novembro de 2010

Circuitos deixam as séries de musculação mais animadas

Se você é do grupinho que considera as séries de musculação monótonas demais, é porque ainda não fez um treino em circuito. Com muito dinamismo, a atividade trabalha toda a resistência do corpo, sem intervalos entre uma série de exercícios e outra. O treinamento deve ser feito de forma planejada, passando por todos os grupos musculares , explica a consultora de atividade física do Minha Vida, Valéria Alvim.

Além da resistência muscular, Valéria ressalta que os treinos em circuito favorecem a resistência cardiovascular. A melhora no condicionamento físico é global, pois alia exercícios localizados com a grande queima calórica das atividades aeróbias , fala sobre as vantagens para quem pratica. Uma mulher de 60 kg perde, em média, 750 calorias em um circuito de uma hora.

Ainda de acordo com a especialista, por não ter períodos de descanso, os treinos em circuito são montados com exercícios de fácil execução. Apesar de as cargas serem moderadas, as atividades têm graus diferentes, respeitando a força do praticante. Isso significa que os treinos em circuito podem ser realizados por alunos iniciantes, intermediários e avançados, variando a carga e a intensidade das séries conforme a condição física.

Na prática, um aluno iniciante pode alternar caminhada com exercícios localizados e séries com peso. Já um praticante que treina há mais tempo, pode dividir o tempo de treino praticando corrida, escada, pulando corda e fazendo exercícios resistidos mais complexos ou com mais peso. Alternar os exercícios de tonificação muscular com os aeróbios é a alternativa mais usada nos circuitos. Mas também é possível trabalhar com dois blocos distintos: primeiro a musculação, depois os aeróbios, por exemplo , ensina Valéria.

Mais uma variação dos treinos em circuito é que eles podem ser baseados em tempo ou número de repetições. A consultora do Minha Vida explica: o aluno pode separar seis minutos para fazer esteira, mais seis minutos para trabalhar os membros superiores, outros seis para andar de bicicleta, depois seis para fortalecer os membros inferiores e assim por diante. Ou ainda, dividir os exercícios pelo número de séries e suas respectivas repetições .

Valéria conta que o número de exercícios de um circuito varia de acordo com a duração de cada um, do material utilizado na hora do treino e dos objetivos do aluno. Para os resultados começarem a aparecer, a especialista recomenda que os treinos sejam seguidos por, pelo menos, um mês, com prática de duas a três vezes por semana, em dias alternados.

As restrições deste tipo de atividade física são feitas às pessoas que apresentam algum problema de saúde, como desvios ou dores na coluna. Alguns exercícios dos circuitos exigem uma intensidade forte. Mas o professor pode substituir as séries, ou ainda, adaptar o modo de execução dos exercícios para o aluno , diz Valéria.

[Minhavida]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.