14 de novembro de 2010

Acesso à web vira atração nos TVs

Skype, Twitter, YouTube, MSN, Google Maps... as novas atrações dos televisores à venda no Brasil não partem das emissoras nem das operadoras de TV por assinatura. Os próprios fabricantes estão buscando conteúdos especiais para aproveitar o recurso de acesso direto à internet, que vai se tornando habitual no mercado. A mais recente novidade nessa área foi anunciada nesta terça-feira: a Samsung está dotando seus modelos de plasma e LCD de acesso ao Windows Live Messenger, da Microsoft, uma das redes sociais de maior audiência no País.

"A chegada do Messenger à TV mostra quanto estamos focados em oferecer funções inovadoras para nossos consumidores", diz José Fuentes Molinero Jr., vice-presidente da Samsung. A empresa já havia lançado em seus televisores conteúdos como Facebook, Twitter, Google Maps e Skype (este somente em alguns modelos LED-LCD). E criou também a loja virtual Samsung Apps, onde o usuário pode fazer download de novos aplicativos, à medida que forem fechadas novas parcerias.

Os demais fabricantes também seguem essa direção. Os TVs da LG, por exemplo, já permitem acesso aos serviços NetMovies e Saraiva Digital, onde o usuário pode comprar e alugar filmes usando o próprio controle remoto do televisor. "Esse é um tipo de serviço que tem tudo a ver com o ato de assistir televisão", diz Daniel Almeida, gerente de plataformas digitais da LG (clique aqui para ver o vídeo). No NetMovies, é possível encomendar filmes, em DVD ou Blu-ray, para entrega em casa; já o Saraiva Digital é um serviço mais completo, que inclui mais de 3 mil títulos para download ou locação via streaming. "Já estamos oferecendo até lançamentos simultâneos com as videolocadoras", diz Deric Guilhen, diretor de produtos digitais da Saraiva.

A plataforma webTV está aproximando fabricantes, distribuidores de filmes, provedores de conteúdo e as redes de varejo especializado. As negociações vêm sendo intensas, e novas parcerias devem ser anunciadas regularmente a partir de agora. "Será o grande atrativo para o consumidor neste final de ano", prevê Fernanda Summa, gerente da área de TVs da LG.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.