20 de outubro de 2010

TVs de LED ganham mais espaço

Com preços cada vez mais atraentes e uma oferta inédita de tamanhos e especificações, os TVs LCD com backlight de LED estão conquistando cada vez mais espaço no mercado mundial. Enquanto aqui no Brasil os principais fabricantes ampliam a oferta desse tipo de aparelho (já são mais de 40 modelos à venda nas lojas), na Europa e na Ásia as previsões são as mais otimistas a respeito do futuro da tecnologia de leds.

O mais recente levantamento da consultoria DisplaySearch, especializada em pesquisas no mercado de tecnologia, indica que 20% dos TVs LCD vendidos no mundo este ano serão do tipo led - porcentagem que deve subir para 50% em 2011. O estudo, divulgado na semana passada, revelou que será de 243 milhões o total de TVs comercializados em 2010, um aumento de 16% sobre 2009; desse total, 188 milhões serão LCDs e 18 milhões serão plasmas. O restante ficará entre os TVs de tubo CRT, que ainda ocupam a faixa mais popular do mercado, além de uma minúscula parcela de modelos DLP, vendidos principalmente no mercado americano.

China, Japão, Ásia/Pacífico e América Latina são as regiões onde o crescimento nas vendas de TVs vem sendo mais expressivo, diz a DisplaySearch, representando mais de 20% do aumento registrado em 2010. "A expansão só não é maior devido à queda do consumo nos EUA", explica Paul Gagnon, diretor da empresa. Segundo ele, as vendas de TVs na América do Norte cairão 3,3% este ano, na comparação com 2009.

A pesquisa concluiu também que os preços dos TVs LCD-LED devem cair neste final de ano em todo o mundo, graças ao aumento da oferta - o custo de fabricação desses painéis é menor que os backlights de lâmpada fluorescente usados nos TVs LCD comuns.

No Brasil, o fenômeno tende a se repetir. Nos últimos dois meses, os principais fabricantes colocaram nas lojas grande quantidades de TVs de led, com tamanhos variando entre 26 e 55 polegadas. A Semp Toshiba, por exemplo, entrou no segmento com dois modelos do tipo edge-lit: um de 32" (com preço sugerido de R$ 3.090) e outro de 40 (R$ 4.190). Ambos têm 2,3cm de espessura e gravador interno do tipo PVR, que funciona com HD externo ou pen-drive.

Por sua vez, a Sony lançou duas linhas de TVs de led, com tamanhos de 40", 46" e 52", sendo três deles com interatividade (software DTVi embutido). O modelo mais barato da marca tem preço sugerido de R$ 4.599. Outro fabricante que está entrando forte no segmento é a Philips, com TVs de 32", 40" e 46", todos com recurso Ambilight (o menor custa R$ 2.399).

LG e Samsung foram os dois primeiros fabricantes a explorar a tecnologia de leds no Brasil e mantêm as linhas mais variadas. A primeira tem atualmente 21 modelos, em tamanhos de 22", 26", 32", 37", 42", 47" e 55", sendo três do tipo 3D. A Samsung também mantém em linha 21 TVs de tela ultrafina, cujos tamanhos vão de 26 e 55 polegadas polegadas , seis deles 3D.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.