22 de outubro de 2010

Aprenda a comer salada: quanto mais colorida, melhor

Quer ter uma vida mais longa e saudável? O primeiro passo é começar pelo prato. Mais precisamente, com uma bela porção de salada. A combinação certa de verduras e legumes é essencial à nutrição e à saúde.

No entanto, um levantamento do Ministério da Saúde realizado em abril deste ano mostra que as hortaliças estão presentes no prato de apenas 30,4% dos brasileiros. Uma pena, já que as vantagens de incluí-las na dieta são enormes. Na hora de montar uma refeição, pense na salada como uma liquidação de shopping: você compra mais pela metade do preço e no final sobra satisfação. Ao montar um bom prato com legumes e hortaliças, você consome fibras, vitaminas e minerais por poucas calorias e, no final da refeição, sente que o organismo está saciado.

Mas é preciso cuidado na escolha dos alimentos. Algumas combinações podem ser verdadeiras ciladas, como explica a nutricionista Carolina Mesquita. A especialista aconselha a ficar longe dos molhos que contenham leite. "O cálcio compete com o ferro e atrapalha sua absorção. Evite também tudo que contém gordura e alto teor de sódio, responsáveis por doenças cardiovasculares e hipertensão arterial".

Na hora de temperar, dê preferência ao azeite (no máximo duas colheres de sopa) e ao limão. Segundo Carolina, a fruta é rica em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro.

Usar o limão como tempero pode ser uma boa pedida também para quem quer perder uns quilinhos extras. Uma pesquisa divulgada no Journal Pharm Biomed Analysis em 2010 apontou que o limão facilita o metabolismo das gorduras e diminui a síntese de colesterol e de triglicérides.

[Minhavida]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.