31 de janeiro de 2010

TV de Célula

Acabou de sair da apresentação da Toshiba (foto), menos concorrida que a da LG, mas com mais novidades. Chegam finalmente ao mercado nos próximos meses os TVs de célula, sobre os quais já comentamos aqui – foram apresentados pela primeira vez na CEATEC/2008 e demonstrados também na CES/2009; a novidade é que agora não são mais protótipos e, sim, produtos com lançamento comercial definido, embora a Toshiba tenha fugido dos questionamentos a respeito de preço e data exata.

Claro que dificilmente esses TVs estarão disponíveis no mercado brasileiro em 2010; isso dependeria de acordo entre a Toshiba Corporation e a Semp Toshiba brasileira. Mas os consumidores americanos e europeus poderão tê-los nas lojas, quem sabe, já no meio do ano.

E o que trazem de vantagem os TVs de célula (CELL-TV, como chama o fabricante)? Alguns recursos bem legais:
* O display LCD utiliza painel de LED, mas não igual aos usados atualmente pela LG e pela Samsung. Trata-se de um painel local-dimming, que analisa em separado nada menos do que 512 segmentos da tela, resultando em contraste mais alto.
* O chip de célula é muito mais rápido do que os convencionais. Foi desenhado para o PlayStation 3, da Sony, e por isso tem capacidade de resposta muito mais rápida. Vai ser possível conectar vários dispositivos ao TV e acessá-los ao mesmo tempo sem travamentos. Isso inclui Blu-ray, receptor de HDTV, videogame, internet etc.
* O processamento interno da imagem é mais rápido e preciso. Detalhes que o consumidor não percebe – como correção de ruídos típicos da compressão do sinal e restauração de quadros – tornam-se mais eficientes.
* E os TVs de célula já são preparados para a era do 3D. Ao receber uma imagem original em 3D, o processador faz a comutação automática de 480 para 240Hz, sendo 120Hz para o olho direito e 120Hz para o esquerdo.
* E mais um detalhe interessante: faz a conversão automática das imagens 2D para 3D, em tempo real, na suposição – não sei se correta – de que todo mundo irá querer ver imagens nesse formato.

Será mesmo?

[OrlandoBarroso]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.