28 de janeiro de 2010

O Inventor Do Netbook

Em 2007, o Eee PC, da Asus, inaugurou a categoria dos netbooks, que já correspondem a 20% dos micros portáteis vendidos no mundo segundo a NPD. Jerry Shen, hoje CEO da empresa, liderou o desenvolvimento desse netbook pioneiro. Em visita ao Brasil, ele falou à INFO.

INFO - Como surgiu o Eee PC?

CHEN - Notamos que a internet era a razão número um pela qual as pessoas compravam PCs, mas eles eram poderosos demais para quem só queria navegar na web. Houve, então, aquela iniciativa do MIT, de produzir laptops baratos para crianças. A ideia era boa, mas o plano deles dependia de negociações complicadas com governos. Fizemos, então, nosso próprio micro barato para navegar na web.

O sucesso surpreendeu vocês?

Tínhamos duas metas. Uma era vender o Eee PC para ser o segundo micro da pessoa em lugares como Estados Unidos e Europa. A outra, era ajudar a reduzir o atraso na educação em países mais pobres. Atingimos o primeiro objetivo, mas não fomos tão bemsucedidos em relação ao segundo.

Como será a próxima geração de netbooks?

Teremos mais segmentação entre uso pessoal e profissional. Os netbooks pessoais vão ter bateria com maior duração e serão ainda mais finos e leves. Já os modelos profissionais serão mais poderosos e poderão até ser usados como micros de escritório. Bastará ligá-los a um monitor.

[Info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.